As recomendações dos médicos são enfáticas: para ter uma vida saudável é preciso praticar atividades físicas. Há quem exagere afirmando que os três principais modos de manter o vigor por mais tempo são: exercício, exercício e… exercício! No ambiente de trabalho, os conselhos não são diferentes. Para evitar males como a Lesão por Esforço Repetitivo (LER) ou dores lombares, no pescoço, nos ombros e até problemas mais graves como os de coluna, os funcionários devem levar a sério os programas de prevenção oferecidos pelas empresas. Eles variam desde a ginástica laboral, grupos de corrida ou de caminhada, massagem e até convênios com academias. Os incentivos para manter a qualidade de vida dos colaboradores têm sido cada dia mais usuais nas organizações, que visam valorizar os colaboradores e economizar.
Uma das atividades mais comuns é a ginástica laboral. A prática pode ser realizada em poucos minutos diários. Geralmente, as aulas levam em torno de 15 minutos e deve-se ter uma freqüência mínima de duas vezes na semana. Seguindo à risca as orientações dos profissionais da área, consegue-se perceber os benefícios da ginástica laboral logo no primeiro mês. Além disso, percebe-se mudanças na qualidade de vida e na interação entre os funcionários. As aulas são muito interativas, os professores trazem atividades diferentes, descontraídas, deixando os colaboradores com maior estímulo para iniciar o dia.
Deve-se lembrar que ginástica laboral não é malhação, portanto, outra atividade física aliada a essa prática pode ter efeito ainda mais positivo. Com o fortalecimento dos músculos, os colaboradores podem compensar costumes de má postura, os males provocados pelo hábito de ficar sentado 8 horas por dia, além de reduzir a ansiedade.
Um estudo sobre as atividades realizadas diariamente pelos colaboradores também deve ser concluído para que os exercícios mais adequados a cada um sejam indicados. Segundo o Ministério da Saúde, a boa escolha dos profissionais que vão ministrar as aulas nas empresas deve estar aliada ao Programa de Qualidade de Vida. Por isso, é importante a escolha de uma empresa experiente, dirigida por um profissional competente e pós-graduado na área.
Entre em contato conosco para conhecer nosso serviço e nossa larga experiência. Solicite um orçamento sem compromisso e verá que não é preciso dispensar uma grande quantia por mês para melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores e, consequentemente, a saúde de sua empresa.
Empresas investem em Programas de exercícios físicos e ganham trabalhadores mais dispostos
Bookmark the permalink.