Cada vez mais, atletas buscam práticas alternativas como a acupuntura para tratar dores e lesões.
Muitas vezes não fazemos idéia de como é intenso e quase desumano o preparo fisico ao qual os atletas são submetidos. Por questões de patrocínio e por regras de controle de doping cada vez mais rígidas, a opção por tratamentos naturais, que reduzem o uso de medicamentos, vem ganhando a preferência de muitos esportistas.
Os treinamentos excessivos, quando não acompanhados de um processo adequado de recuperação e descanso, deixam de ser benéficos ao organismo e geram o overtraining, levando a uma diminuição crônica do desempenho do atleta e a lesões, principalmente as causadas por esforço repetitivo (LER).
Por isso, os tratamentos alternativos oferecem excelentes vantagens aos atletas. A acupuntura trabalha o indivíduo como um todo, melhorando seu estado físico e psicológico. Estudos comprovam que a acupuntura reduz em até 30% as dores musculares ocasionadas por lesões e pode ser aplicada em todos os tipos de lesões, pois estimula a produção de esteróides (que diminuem a inflamação) e endorfinas (que diminuem as dores).
Além disso, existem alguns pontos de acupuntura que, quando aplicados antes, durante ou depois do treinamento, ajudam na manutenção da musculatura.
Um acupunturista experiente deverá avaliar o paciente antes de aplicar o tratamento, pois o atleta pode ter dores resultantes de uma simples estafa muscular e não de uma sobrecarga nos treinos. Nesse caso, o profissional usa também um outro artifício, a dietoterapia energética, que consiste em avaliar e melhorar o equilíbrio do atleta por meio de alimentos específicos. Vale a pena lembrar que a dietoterapia energética não tem relação com a dieta nutricional, aquela prescrita por nutricionistas e nutrólogos. A dietoterapia tem somente a função de caracterizar energeticamente os alimentos, mostrando ao indivíduo quais os alimentos mais saudáveis para se manter sempre equilibrado os canais de energia do organismo.
Para os atletas, as terapias alternativas surgem como uma possibilidade real de tratamento, contribuindo para o equilíbrio físico e melhoria dos resultados sem risco de doping.
Em breve mais informação e novidades pra vc. Compartilhe!