Com o passar da idade, as rugas começam a aparecer. É a vida, não podemos fugir da situação, mas hoje, graças ao avanço da Medicina Chinesa, podemos atenuá-las e retardá-las, melhorando (e muito!) a nossa autoestima. As “marcas do tempo” ocorrem pela perda de tonicidade, elasticidade e firmeza da pele e também em decorrência da nossa forma de lidar com a vida, tanto ao nível físico, mental, emocional e energético. Preocupações excessivas, desgaste energético, apatia, mal humor, raiva e estresse também são responsáveis pelo envelhecimento.
As tradições orientais e ocidentais possuem formas diferentes de olhar as rugas, flacidez ou “imperfeições” da pele. Para o ocidental é um problema estético, para a tradição oriental é o reflexo do bem-estar e equilíbrio do Ser. As alterações na pele, como manchas, marcas de expressão e rugas, são sinais de como o interior do organismo se encontra. Dessa forma, é necessário que o interior esteja equilibrado para que o reflexo no exterior também esteja.
A seguir apresentamos algumas técnicas orientais que ajudam a trazer esse equilíbrio de dentro para fora, atenuando as rugas e outras alterações na pele do rosto:
• Drenagem Facial – técnica de massagem que ativa a circulação na área do rosto, elimina as toxinas e auxilia no aspecto de cansaço. Reduz inchaços, edemas e descongestiona. Assim como a drenagem corporal, trabalha o sistema linfático, eliminando as toxinas e estimulando a regeneração dos tecidos.
• Acupuntura Facial – da mesma forma que na Acupuntura tradicional, a aplicação de agulhas nos pontos do rosto estimula as energias naturais do corpo a se reequilibrarem. Eficaz principalmente para o relaxamento muscular do rosto e a conseqüente diminuição das marcas de expressão, além de uma maior qualidade e bem-estar que se refletem de forma positiva e significativa no rosto e na expressão.
• Geoterapia (aplicação de argilas) – a argila tem um notável poder de absorção das energias mais densas, sendo, portanto, desintoxicante. A argila amarela tem propriedades clareadoras especiais e rejuvenescedoras. A argila verde tem ação tensora e realiza uma esfoliação natural, removendo o excesso de oleosidade. A argila branca torna a pele mais hidratada e macia. Apresenta ação tensora suave e pode ser usada em todos os tipos de pele, especialmente as tenham sido expostas ao sol ou agressões químicas.
Cuidar da pele é, antes de tudo, cuidar da saúde. Afinal, a pele é o maior órgão do corpo humano e um dos mais afetados por tudo o que nos acontece.
Não custa lembrar que as marcas de expressão são progressivas e, com o passar do tempo, as dificuldades em amenizá-las aumentam. Por isso a prevenção e a manutenção do bem-estar é sempre o mais recomendado.
Compartilhe para que outras pessoas possam ficar tão belas quanto você.