Vamos continuar nosso assunto sobre hipertensão?
Segue mais um postezinho com informações da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH). Quem tem pressão alta? Descubra se esse é seu caso. Compartilhe com seus colegas para que els também conheçam. Boa leitura!
A pressão alta é uma doença “democrática”, pois pode atacar homens e mulheres, brancos e negros, ricos e pobres, idosos e crianças, gordos e magros, pessoas calmas e nervosas. É um mal muito comum, acomete uma em cada quatro pessoas adultas. Assim, estima-se que atinja em torno de, no mínimo, 25 % da população brasileira adulta, chegando a mais de 50% na população maior de 60 anos e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil. É responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. As graves conseqüências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento com adequado controle da pressão.
Por isso, é de extrema importância consultar um médico, realizar os exames e acompanhar a doença. Que não tem, ótimo…. mas quem tem, tem que se cuidar para evitar maiores consequências (essas já foram citadas aqui, no post anterior). Essa é uma doença perfeitamente controlável, então, porque não fazê-lo?