Hoje nosso texto foi escrito por uma convidada especial, a endocrinologista Adriana P. Angelucci, da USP. Leiam, compartilhem e curtam, pois vale muito a pena! Informações básicas e muito importante.
A osteoporose é uma doença caracterizada pela fragilidade óssea e aumento no risco de fraturas. Para entender melhor, é bom saber que a maneira como seus ossos foram formados desde a infância até o início da vida adulta influenciam muito a qualidade deles ao longo da vida. É normal que haja uma perda óssea com o tempo, conforme a idade passa, principalmente nas mulheres após a menopausa. Entretanto, em algumas pessoas, por diversos motivos, essa perda é mais acelerada e os ossos ficam realmente fracos (“porosos”). É na idade avançada que o risco de fraturas aumenta consideravelmente, mas a prevenção pode e deve ser feita mais precocemente.
É bom saber que:
* Osteoporose não é doença exclusiva das mulheres.
* Fazer atividade física, ingerir quantidades adequadas de cálcio e manter bons níveis de vitamina D “desde sempre” ajudam a formar bons ossos e mantê-los por mais tempo.
* Álcool em excesso e cigarro também prejudicam a qualidade dos ossos.
* Alguns medicamentos de uso corriqueiro podem causar osteoporose.
* Existem diversas opções de tratamento para a osteoporose, nem todas servem para todo mundo! Como tudo em medicina, cada caso é um caso. Nem sempre adianta usar o mesmo remédio que o vizinho, e pode ser perigoso.
Porfim, a osteoporose é uma doença endócrina. O médico mais indicado para entender o metabolismo dos seus ossos e propor os melhores tratamentos caso haja perda óssea é o endocrinologista.
Aguardem mais posts de nossa convidada! Visitem também sua página (www.maisendocrino.com.br)
Dra Adriana Angelucci – Médica Endocrinologista pela USP
CRM 111.991
www.maisendocrino.com.br
(11) 4506-6555