Um pouco sobre Acupuntura Auricular e Medicina Tradicional Chinesa

A Medicina Tradicional Chinesa é um dos mais valiosos legados que a cultura e história do povo chinês deixou para a humanidade. Já sabemos de todos os benefícios dessa milenar medicina, muito aplicada nos dias atuais tanto em países desenvolvidos quanto em países em desenvolvimento. As técnicas usadas em Medicina Tradicional Chinesa, tais como acupuntura, auriculoacupuntura (aqui denominada de acupuntura auricular, por acreditar ser mais fácil de se entender denominando-a dessa maneira) conseguiram esmorecer à guerra silenciosa que os laboratórios de medicamentos desataram contra o que denominamos “medicina alternativa”, tratando com essa denominação de abrangê-la como um método alternativo e sem caráter científico. Contrariando esse critério, a Medicina Tradicional Chinesa vem sendo tratada com seriedade crescente entre o setor médico e paramédico, ganhando a cada dia mais adeptos.
Felizmente, com esse crescimento percebemos que o ser humano está se despertando para um raciocínio mais holístico e totalitário do mundo e seus fenômenos. Quem sabe o homem asfixiado de tecnologia, de drogas químicas, de sedentarismo e de um estilo de vida nefasto, tenha percebido consciente ou inconscientemente o grito desesperado de sua natureza interior. Toda pessoa que se aproxima, com a mente aberta, do raciocínio oriental antigo reconhece como necessidade primária a mudança de pensamento e de comportamento frente às situações da vida no geral (e que refletirão tanto na saúde física quanto na mental), afinal estamos frente a frente com uma ciência milenar que, embora baseada em princípios diferentes dos que hoje reconhecemos como ciência, leva consigo a experiência de mais de 4000 anos de busca e validação.
Essa milenar medicina possui uma ampla e profunda teoria e é rica em métodos ativos e passivos de intervenção, sendo os mais comuns aqueles que influenciam o interior do organismo a partir da superfície do corpo tais como: a acupuntura sistêmica e auricular, a moxabustão, o Tui-Na (massagem tradicional chinesa), as auto-massagens e os exercícios terapêuticos de controle energético (Tai Ji Quan, Qi Gong etc.), além do emprego da farmacologia chinesa, obtida de plantas, minerais e animais.
Dentro dos microssistemas da Acupuntura, a acupuntura auricular é, na atualidade, um dos mais populares tanto na China como em outros países. É um método que conseguiu se impor pelos resultados obtidos e por ser, geralmente, pouco invasivo o que faz com que seja bem aceito pelos pacientes. Pela sua facilidade, muitas empresas estão incorporando a técnica como benefício para melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores.
Podemos, somente com essa técnica, tratar e amenizar diversos problemas de saúde, tomando por base que o pavilhão auricular possui pontos referentes a todos os órgãos e tecidos do nosso organismo. Todo nosso corpo é harmonizado e estabilizado utilizando-se corretamente a técnica. Pode ser feita com ou sem as temíves agulhas (talvez esse tenha sido o principal fator responsável pela sua aceitação, no meu ponto de vista).
Por fim, a acupuntura auricular tem ação nos sistemas digestivo, respiratório, cardíaco e nervoso, possui ações endócrinas é muito usado em ortopedia e traumatologia, em urologia, ginecologia e até mesmo em dermatologia (no geral e na parte estética).

Roberta P. Angelucci é farmacêutica, cosmetóloga e terapeuta corporal. Reponsável pela Área de Terapias Corporais e Bem-estar da OTSU – Qualidade de Vida, faz atendimentos de auriculoacupuntura em empresas e à domicílio.

Bookmark the permalink.

Comments are closed.